O começo de um novo ano é o momento ideal para que o sonho de ter o próprio negócio finalmente saia do papel e se torne realidade. Por isso, é preciso pensar e organizar a nova empresa para agir estrategicamente para conquistar os clientes que tanto almeja. Sabemos que isso não é uma tarefa fácil e que leva tempo para obter sucesso nessa tarefa, porém a persistência deve ser sempre presente nesse desafio.
Nesse contexto, o marketing é algo primordial e que deve fazer parte do planejamento e ação do novo negócio desde a sua criação. É a partir dele que uma empresa consegue alcançar vários clientes, obter visibilidade e se destacar dos concorrentes, mesmo que ainda esteja nos primórdios do seu crescimento no mercado. Vemos os resultados da importância das estratégias de marketing bem feitas ao analisarmos o que tem sido feito por empresas grandes do mercado. É notável que estas investem muito dinheiro no marketing e sempre procuram estar à frente das suas concorrentes com ideias inovadoras.
Nos dias de hoje, conquistar clientes não tem sido uma tarefa simples. Devido ao acesso a milhares de relatos de golpes por empresas desonestas, os consumidores estão muito mais atentos e receosos ao adquirir um produto, principalmente se a compra for feita online. Diante disso, tornou-se necessária a criação de estratégias inovadoras de marketing que possibilitam diminuir ou remover essas barreiras que o cliente já traz consigo.
Além do fator supracitado, o mundo também está vivenciando uma grande transformação digital que modifica o comportamento de consumo da população e abre portas para novas áreas a serem exploradas nas estratégias de marketing, como as redes sociais. Isso torna obrigatório que as empresas repensem ou criem estratégias que se baseiam nessas novas tendências da atualidade, se desejarem obter sucesso nas suas estratégias de marketing.
Diante disso, coloquei abaixo algumas dicas interessantes para você que deseja aplicar as melhores estratégias de marketing para seu novo negócio em 2022. Vamos conferir juntos?
1. O segredo do sucesso está nas redes sociais mais populares
As redes sociais são a tendência da atualidade. É impossível pensar em marketing sem lembrar desse ambiente rico a ser explorado, por isso, esse é um dos pontos primordiais para que você conheça e invista no seu novo negócio.
Sabe-se que as redes sociais como o Instagram, Facebook, Twitter e TikTok concentram milhões de usuários e por isso são perfeitas para realizar o marketing do seu novo negócio. Podemos ver que hoje em dia toda marca famosa está presente em uma ou mais rede social e realiza estratégias de marketing que se adequam para cada uma delas, considerando suas especificidades.
Mesmo em redes sociais que são caracterizadas por postagens com textos mais curtos como o Twitter, é possível fazer sucesso. Às vezes, um simples comentário bem feito faz toda a diferença para uma marca e pode se tornar viral.
Essas redes, possuem diferentes focos e formas de apresentar seu conteúdo, permitindo que você possa traçar estratégias de marketing diferentes para cada uma e de forma simultânea, sem perder a caracterização da sua marca.
Portanto, não tenha receio em investir em estratégias de marketing nas redes sociais para o seu novo negócio, pois isso pode determinar a velocidade do crescimento da sua nova empresa.
2. Marketing em tempo real
Com a pandemia, o distanciamento social e medidas para redução do contágio fez com que fossem criadas novas estratégias de marketing para alcançar os consumidores. Nesse meio, muitas empresas e artistas passaram a investir em conteúdos transmitidos em tempo real para seus seguidores das redes sociais e um exemplo disso é a popularidade atual das lives em redes sociais como o YouTube e Instagram.
Essa é uma inovação que permitiu que esses negócios e pessoas pudessem se manter na lembrança dos seguidores e não tivessem uma queda financeira devido à pandemia. Algumas empresas do ramo alimentício e de eletrodomésticos passaram a realizar sorteios de brindes em lives, o que atraiu muitos clientes a comprar nos sites online dessas empresas.
Então, abuse do componente visual que as lives são capazes de proporcionar e capriche em detalhes como iluminação, cenário, espontaneidade, linguagem e etc. Não esqueça de sempre buscar interagir com os usuários de alguma forma, seja respondendo comentários e perguntas ou realizando sorteios, afinal, o foco é o cliente.
Assim, vemos que apesar de todo o impacto que a pandemia causou no mundo, ainda foi possível realizar estratégias de marketing efetivas e inovadoras para continuar crescendo no mercado e isso também se aplica para os novos negócios que estarão no mercado em 2022.
3. Interagindo com os clientes
A interatividade é uma das melhores formas de alcançar os clientes e fidelizá-los. Algumas marcas como a Netflix, se tornaram muito populares devido à forma como interagem com os usuários nas redes sociais e tem sido um exemplo de como ser bem sucedido no marketing. Conversar com os clientes, responder comentários, considerar opiniões sempre foram estratégias excelentes.
Inserir a interatividade nas estratégias de marketing do seu novo negócio é uma escolha perfeita! Isso fará com que os consumidores enxerguem uma relação mais humana com a sua marca e se sintam parte do crescimento da mesma. Se desejar, poderá realizar concursos de votação, por exemplo, para escolha de um nome ou outra característica de um produto novo.
Você pode lançar mão de diferentes estratégias de marketing que promovem a interação dos usuários das redes sociais como:
- Sorteios de brindes de acordo com comentários e curtidas;
- Caixa de perguntas para os usuários interagirem através da expressão de opinião;
- Concursos e etc.
Não esqueça que à medida que sua marca vai ganhando visibilidade e aumentando o número de interações, os clientes começarão a procurar seu produto com muita frequência e você precisará estar preparado para a enxurrada de vendas futuras. No mercado existem softwares de gerenciamento de clientes, como o amoCRM que possibilitam a organização dos dados e conversas dos clientes em diferentes meios, para que assim consiga otimizar o atendimento e interação com o cliente na sua empresa.