Provavelmente você já criou uma campanha no Facebook Ads e se deparou com algum conjunto de anúncio entrando na fase de aprendizado.
O que é a fase de aprendizado do Facebook Ads?
A fase de aprendizado é o período em que o sistema de veiculação do Facebook Ads ainda tem muito a aprender sobre um conjunto de anúncios para encontrar a melhor maneira de veiculá-lo.
Geralmente, nesta fase, o desempenho do conjunto é menos estável podendo elevar os custos da campanha.
Durante esta fase o sistema de veiculação está explorando as melhores formas de apresentar seu conjunto de anúncios.
Quando ocorre a fase de aprendizado do Facebook Ads?
Esta fase ocorre quando você cria um novo anúncio ou conjunto de anúncios ou faz uma edição significativa em um existente.
Saída da fase de aprendizado
Os conjuntos de anúncios saem desta fase geralmente quando recebem cerca de 50 eventos de otimização em 7 dias.
Os eventos de otimização variam de acordo com o objetivo da campanha e a otimização configurada no conjunto de anúncio.
Caso seu conjunto de anúncio não receba eventos de otimização suficientes ele pode entrar em Aprendizado limitado.
Dicas para fazer na fase de aprendizado.
Veja abaixo algumas recomendações para você conseguir sair da fase de aprendizado.
Evite edições frequentes
As edições na campanha e/ou conjunto de anúncios podem provocar a reinicialização da fase e impedir o conjunto saia de aprendizado. Veja abaixo quais edições podem reiniciar seu conjunto de anúncio.
Campanha: Orçamento, Valor do lance e Estratégia de lance.
Conjunto de anúncios: Direcionamento, Posicionamento, Evento de otimização, Estratégia de lance, valor, Orçamento e pausa superior a 7 dias.
Anúncios: Qualquer alteração em anúncios dentro do conjunto.
Caso precise realizar edições procure fazer todas no mesmo momento para que não ocorra mais de um reinicio da fase.
Evite ter muitos conjuntos de anúncios
Quando se tem muitos conjuntos de anúncios dentro de uma campanha a veiculação deles ocorre com menos frequência e diminuem a ocorrência de eventos de otimização.
Dicas para evitar muitos conjuntos de anúncios
Se estiver criando conjuntos anúncios para testar resultados por públicos experimente filtrar os resultados pelos detalhamentos.
Se estiver criando muitos conjuntos de anúncios para posicionamentos distintos, experimente utilizar posicionamentos automáticos e personalizar cada posicionamento dentro do anúncio.
Cuidado com baixos orçamentos
Defina um orçamento adequado para que o conjunto de anúncios possam alcançar cerca de 50 eventos em 7 dias. Se o orçamento for muito baixo isso pode prejudicar a saída da fase de aprendizado.
Conclusão
A fase de aprendizado faz parte do processo de tráfego. Quanto mais a veiculado o conjunto de anúncio mais o sistema aprende sobre sua campanha e consegue otimizar os resultados.
Recomendamos que seja paciente e aguarde os resultados e a saída do aprendizado para realizar otimizações. Mas fique em alerta para identificar quando os resultados não estiverem positivos e perder dinheiro.