Na plataforma do Google Ads o termo correspondência de palavras chaves se refere a como seus anúncios serão exibidos com base na relação das palavras chaves configuradas com as pesquisas dos usuários.
Os tipos de correspondência são ampla, exata e de frase. Veja a seguir o que significa cada tipo e como utilizá-los.
Correspondência de Palavras Chaves Ampla
Correspondência ampla é o tipo padrão definido a todas as palavras-chaves onde os anúncios podem ser exibidos para pesquisas que correspondam também a variações como erros de ortografia, sinônimos, busca relacionadas ou variações relevantes.
Por exemplo se sua campanha tem definido com palavra-chave “Camisa masculinas” o seu anuncio poderá ser exibido para a pesquisa “Camisas para homens”.
Para as variações de correspondências relevantes o Google considera histórico de pesquisa do usuário, o conteúdo da sua página de destino e outras palavras-chaves do grupo de anúncios.
Dicas para o uso de correspondência de palavras chave ampla:
Considere utilizar palavras-chaves intimamente relacionadas ao produto/serviço que está anunciando com precisão. Ex: Se você vender cola para madeira e criar um anuncio. Utilizar a palavra-chave ‘cola’ será muito abrangente e o ideal é é utilizar a palavra chave mais especifica “cola para madeira”.
Se você quiser impedir uma palavra do seus anúncios, adicione-a ao palavras negativas. As palavras chaves negativas não incluem variações da palavra.
Pausa ou remover uma palavra-chave não impedem que a correspondência ampla de outra palavra se expanda para este termo.
Modificadores de correspondência ampla
Os modificadores permitem ter mais controle sobre a correspondência ampla e garantem que seu anuncio somente aparece para pesquisas com termos que você marcou com sinal de adição(+)
Correspondência De Frase
Com a correspondência de frase você pode exibir anúncios para pesquisa da palavra chave exata e variações aproximadas dela com palavras adicionais antes ou depois. Ou seja, as correspondências devem conter exatamente a frase configurada e podem adicionar apenas palavras antes ou depois da frase.
Exemplo de correspondência de frase: Palavra chave: vestido longo. Variações: Comprar vestido longo, vestido longo para casamento.
A correspondência de frase é mais segmentada que a correspondência amplas e mais flexível que a exata.
Correspondência Exata
A Correspondência exata palavra chave permite exibir anúncios para clientes que pesquisarem sua palavra-chave exata ou variações aproximadas. É a correspondência que oferece mais controle sobre o anúncios e pode resultar em resultados mais positivos. As variações aproximadas são:
- Erros ortográficos
- Singular e plural
- Variações de radical (flor e floricultura)
- Abreviações
- Acentos
- Palavras reordenadas com mesmo significado (sapatos homem, homem sapatos)
- Adição ou remoção de palavras de função. Proposições (Em, para), conjunções (mas, se), artigos (um, o) e outras palavras que não afetam a intenção da pesquisa.
Geralmente possui menos impressão e alcance porém tem CTR mais alto.
Palavras chaves negativas
As palavras chaves negativas são termos de pesquisa que você deseja impedir com que seus anúncios sejam exibidos.
As palavras-chave negativas se comportam de maneira diferente das palavras-chave positivas e não incluem variações aproximadas.
A recomendação é que você comece com a correspondência ampla para que seus anúncios gerem dados e permita você identificar novas possibilidades de otimização como por exemplo: Identificar palavras negativas, padrões de pesquisas para correspondência exata ou de frase.