O que é Lookalike e como criar os públicos semelhantes no Facebook

Neste artigo vamos falar sobre Lookalike: Os públicos personalizados do Facebook Ads e que são bem utilizados nas campanhas de tráfego pago.

Leia este conteúdo até o final para aprender a fazer lookalike no Facebook ADS.

O que é lookalike Facebook Ads?

O termo Lookalike em inglês refere-se a sósia que é uma pessoa que se parece com outra possuindo as mesmas características que outra.

No marketing digital, lookalike é um público com características semelhantes à persona da estratégia que são mais propensas a realizar ações valiosas como comprar um produto ou serviço. Portanto é uma boa opção para suas campanhas de Facebook Ads pois ajuda a alcançar públicos alvo que sejam mais interessantes para e gerar mais conversões.

Veja o exemplo de como funciona o lookalike:

Você possui uma base de clientes que já compram de você. Para aumentar as vendas você precisa atrair mais pessoas que possuem comportamento semelhante a seus clientes. Então você pode informa ao Facebook as características dessas pessoas com base na sua lista e pedir que ele encontre para você usuários que sejam semelhantes ao seus clientes para que você possa anunciar para elas.

O Facebook permite segmentar os usuários em porcentagens de 1% a 10% dos seus usuários da rede social que são mais parecidos com sua base.

Principais benefícios de utilizar públicos lookalike

Os públicos lookalike oferecem as seguintes vantagens e benefícios:

Mais chances de vendas: Se você possui públicos de clientes conseguem anunciar para pessoas com perfil semelhante a eles e direcionar a comunicação aumentando a chance de vendas.

Reaproveitamento de dados: as informações resultantes das ações realizadas em seus canais podem ser aproveitadas como base para novos públicos com chance de ter uma relação maior com seus perfis.

Otimização do lucro e do faturamento: Com a utilização da inteligência da ferramenta para descobrir públicos semelhantes tende a diminuir os custos de anuncio e consequentemente otimizam o seu lucro.

Como criar lookalike no Facebook

Veja a seguir os passos para criar lookalike.

1º Passo: Acesse a tela de públicos dentro do seu gerenciador de anúncios no Facebook.

Acessando a tela de públicos no gerenciador de anúncios do Facebook para criar lookalike.

2ºPasso: Na tela que acabou de abri clique no botão azul “Criar Público” e em seguida clique em “Público Personalizado”.

Acessando a tela de públicos no gerenciador de anúncios do Facebook para criar lookalike. parte 2

Passo: Na janela que irá se abrir selecione o seu público fonte para o semelhante, defina o número de públicos semelhantes deseja e qual a porcentagem de usuários do Facebook quer segmentar. (Veja as observações abaixo da imagem)

Acessando a tela de públicos no gerenciador de anúncios do Facebook para criar lookalike. parte 2

Após selecionar todos os campos clique no botão “Criar público” e aguarde o Facebook preencher com os usuários semelhantes.

Para que seu público apresente bons resultados é ideal que o público fonte tenha no mínimo 1000 de tamanho.

Nessa tela a porcentagem (%) é referente aos usuários do Facebook que correspondem as semelhantes do seu público utilizado como fonte. Quanto menor a porcentagem, maiores as semelhanças de características.

Outro ponto importante é que recentemente o Facebook atualizou essas funcionalidade e deixou de exigir que fosse selecionada a localização desejada. A partir disso a localização é definida automaticamente com base no público fonte.

Tipos de público lookalike que você pode criar

Quer saber como conseguir lookallike? Neste tópico vamos te inspirar com alguns tipos de público que voc~e pode utilizar para criar lookalike. Vamos lá.

1. Lookalike de clientes/compradores

Este lookalike é um dos mais importantes e que não podem faltar no seu gerenciador e em sua estratégia. Como representa semelhança de pessoas que realizaram ações valiosas com sua empresa este público pode alcançar outras pessoas com maior probabilidade de resultado.

Veja como criar público personalizado com lista de clientes no Facebook Ads.

2. Lookalike de lista de leads

Se você utiliza e-mail marketing em sua estratégia digital pode criar públicos no Facebook Ads com os seus leads. Seja leads de iscas digitais, formulários de orçamento ou contato quanto as pessoas entram em contato sua empresa.

Públicos criados através de listas de leads tendem a ter resultados inferiores a lista de clientes mas vale apena testar em suas estratégia.

O passo a passo para criar este tipo de público é o mesmo utilizado para lista de clientes. Acesse o artigo e confira como usar lista de clientes no Facebook Ads.

3. Lookalike de envolvimento com página do Facebook e Instagram.

Se você produz conteúdos para suas redes sociais acaba gerando envolvimento nas publicações e é possível segmentar essas pessoas através de públicos para criar lookalike ou anunciar para elas.

Estes públicos são criados separadamente por cada rede social com seus respectivos envolvimentos em:

  • Tela de públicos > Criar público > Público Personalizado > Conta do Instagram para criar público personalizado do Instagram.
  • Tela de públicos > Criar público > Público Personalizado > Página do Facebook para criar público personalizado do Facebook.
O que é Lookalike e como criar os públicos semelhantes no Facebook 1

Cada rede social possui suas opções de envolvimentos para segmentar:

Envolvimentos Instagram

  • Todas as pessoas que envolveram com sua conta do Instagram.
  • visitaram sua conta do Instagram
  • reagiram com qualquer publicação ou anúncio em sua conta. (Curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, deslizamentos em carrousel e etc)
  • enviaram mensagem para seu perfil
  • salvaram qualquer publicação ou anúncio em seu perfil

Envolvimentos Facebook

  • Todas as pessoas que envolveram com sua página do Facebook.
  • visitaram sua página no Facebook.
  • engajaram em qualquer publicação da sua página ou anúncio.
  • clicaram no botão de ação da sua página.
  • enviaram mensagem para sua página.
  • salvaram qualquer publicação ou anúncio da sua página.

Essa opções de envolvimento podem ser refinadas por período que aconteceram até 365 dias atrás e podem ser selecionadas todas as opções.

É importante entender como cada envolvimento está relacionado com o momento de consciência de cada pessoa. As curtidas são envolvimentos mais comuns e não podem ser considerados com sinal de interesse e qualificação das pessoas. Já o envio de mensagens ou salvamentos por exemplo já indicam uma qualificação maior.

4. Lookalike de visualização de vídeos

A visualização de vídeos dos perfis sociais também podem ser utilizados como fonte para criação de públicos personalizados e consequentemente público semelhante (Lookalike).

As opções de segmentação por visualização de vídeos são de pessoas que visualizaram:

  • pelo menos 3s do vídeo.
  • pelo menos 10 segundos do vídeo.
  • a partir de 15 segundos do vídeo (ThruPlay).
  • 25% do vídeo.
  • 50% do vídeo.
  • 75% do vídeo.
  • 95% do vídeo.

Neste tipo de público os vídeos são identificados individualmente por página no Facebook, Conta do Instagram ou vídeos de anúncio.

Assim com os envolvimentos, cada quantidade assistida dos vídeos podem significar a qualificação das pessoas. Quem assiste 95% de um determinado vídeo tem mais interesse naquele conteúdo do que quem assiste pelo menos 3 segundos.

Ao criar um lookalike de 95% por exemplo você pode alcançar pessoas semelhantes com os mesmo interesses.

5. Lookalike baseado em eventos de píxel

O pixel do facebook é um “Rastreador” que fica instalado em sites, mensura e armazena informações das pessoas que interagem com seu site, blog, landing page, ecommerce e outros.

Alguns dos eventos registrados pelo píxel e permitem criar públicos são:

  • PageView: Registra visualizações de páginas dos visitantes do site e permite criar públicos de quem visitas todas as páginas ou especificas.
  • Cadastro: Registra pessoas que realizaram cadastro em seus formulários em sites e etc.
  • Adicionar ao carrinho: Em ecommerce pessoas que adicionaram produtos/produto ao carrinho.
  • InitiateCheckout: Pessoas que chegaram a páginas de pagamento em site ou plataforma.
  • Compra: Pessoas que realizam compras online em ecommerce ou plataformas.

Esses são os principais eventos em ordem crescente de importância e podem ser utilizados para também criar públicos de lookalike.

Esses eventos possuem também parâmetros que permitem refinar a segmentação por período até 180 dias, url, tipo de pagamento, valor, identificação do conteúdo (ID) e outros.

Utilizar o evento de compra também permite criar lookalike de clientes sem precisar enviar lista.

Saiba mais sobre o Pixel do Facebook clicando aqui.

Conclusão

Contudo que explicamos acima acredito que você entendeu a importância de utilizar lookalike em sua estratégia de tráfego pago.

É uma forma de simples de criar públicos relevantes e obter excelentes resultados. Mas não se esqueça, a qualidade do público fonte irá influenciar na qualidade do público lookalike.

Conteúdo Fechado - Pai do Tráfego
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