Você provavelmente já ouviu falar no pixel do Facebook e talvez teve um pouco de dificuldade de entender. A palavra pixel sugere algo relacionado a imagem mas na verdade é uma ferramenta de análise que permite mensurar as ações das campanhas e segmentar públicos com base nas ações dos visitantes do seu site.
Neste post você irá entender tudo sobre pixel e como poderá utilizar em seus anúncios. Vamos lá?
O que é o Pixel do Facebook?
O pixel do Facebook é um trecho de código que funciona como uma ferramenta para análise de resultados de campanhas de publicidade online que permite rastrear o comportamento dos usuários dentro do site e também criar públicos com base nas ações realizadas em um site.
Como funciona o Pixel do Facebook?
O Pixel é carregado juntamente com a página do site mas não fica visivel ao usuário. Ele apenas fica “escondido” coletando informações com base nas ações que são realizadas na página. Desta forma você conseguirá saber que uma pessoa executou uma ação após visualizar seu anúncio.
Você conseguirá também criar anúncios e alcançar novamente pessoas que ativaram seu pixel através dos públicos personalizados.
Quanto mais pessoas realizarem ações em seu site, melhor o pixel do Facebook ficará para veicular seus anúncios para pessoas mas propensas a realizar determinadas ações.
O Pixel pode ser instalado em seu próprio site, blog, landing pages e outras plataformas como Hotmart, Monetizze e etc. Basta ter acesso ao código do site ou utilizar as opções de cada plataforma. No decorrer deste artigo irei demonstrar algumas formas de instalação do pixel.
Como criar um pixel do Facebook?
Para criar um pixel no Facebok existem 2 formas que vamos explicar a seguir:
Criar pixel pelo gerenciador de eventos
1 – Acesse o gerenciador de eventos da sua conta de anuncio.
2 – Na tela que abrirá procure no lado esquerdo por um ícone verde com um sinal “+” branco (Conecte fontes de dados);
3 – Na tela que irá se abrir, selecione a fonte de dados que você vai utilizar. A mais comum a se utilizar é a web.
4 – Selecione agora o método de conexão que irá para enviar os eventos do pixel. Utilize a opção Pixel do Facebook e clique em continuar.
5 – Na próxima etapa atribua um nome ao pixel e definia qual o seu site.
6 – Pronto, seu pixel está criado. Aparecerá a opção para selecionar a plataforma que você deseja utilizar o pixel mas pode fechar por enquanto. Você será redirecionado para a tela com os pixels criados. Selecione o pixel criado para aparecer a opção de configuração.
7 – Aparecerá novamente a tela do item 4, selecione “Pixel do Facebook” e clique em conectar para ver as opções de configuração do pixel. Conforme a imagem abaixo.
Logo abaixo iremos explicar as formas de configurar seu pixel.
Criar o pixel pelas configurações de negócios
1 – Acesse as configurações de negócio e procure pelo opção “Fontes de dados > Pixel” e clique no botão “Adicionar”.
2 – Preencha o nome do pixel e o endereço do site (opcional) conforme a imagem abaixo.
6 – Ao clicar em continuar seu pixel será criado e você poderá configurá-lo.
Você terá 3 opções para instalar o pixel. Agora vamos instalar o pixel do Facebook.
Como configurar o pixel do Facebook?
Para configurar o pixel existem 2 formas principais: inserir diretamente no código do site ou utilizando os recursos de cada aplicativo de terceiros que você utiliza. Abaixo vamos exemplificar as principais formas de instalar seu pixel do Facebook.
O Facebook permite também enviar as instruções de instalação do pixel do facebook para que outra pessoa configure para você.
Vamos lá aprender a configurar o pixel!
Adicionar manualmente o código do pixel ao site
1 – Para Adicionar o código do pixel você precisa ter acesso ao código do seu site. Selecione a opção “Adicionar manualmente o código do pixel ao site“, copie o código que aparecerá e cole logo acima do elemento HTML “</head>” conforme a imagem abaixo.
2 – Volte a tela do gerenciado de eventos e adicione o endereço do seu site para testar se seu pixel foi instalado corretamente.
Como adicionar o pixel no WordPress
No WordPress a instalação do pixel pode ser feita manualmente também como citei anteriormente editando os arquivos do tema do seu site. A segunda opção é fazer através de plugin do Pixel Facebook WordPress. Veja como é simples:
1 – Faça o download plugin Facebook Pixel for WordPress.
2 – Na tela “Gerenciador de eventos”, selecione o pixel e clique em “Continuar a configuração do Pixel”, selecione a opção “Usar uma integração de parceiros” ,procure pela opção “WordPress” e veja as instruções.
3 – No painel administrativo do WordPress acesse a página plugins, clique em adicionar novo, enviar plugin e selecione o arquivo do plugin que você realizou no item 1.
Como Instalar o pixel em plataforma de terceiros
Em algumas plataformas digitais o uso do pixel é indispensável e por este motivo elas oferecem recursos próprios que facilitam a configuração do pixel. Vamos ensinar aqui como configurar em na Hotmart e Monetizze.
Configurando do Facebook na Hotmart
Se você utilizar a Hotmart como Produtor de infoprodutos ou afiliado vai precisar configurar o Pixel para registrar os eventos gerados nas telas de checkout e o evento de compra. Siga os passo abaixo para configurar.
1 – Acesse sua conta na Hotmart, procure no menu o item “Ferramentas”. Na tela seguinte procure por “Pixel de Rastreamento” e clique. Você terá que selecionar um produto no qual adicionará o pixel.
2 – Aparecerá diversas ferramentas que possuem algum código de rastreamento. Clique em Facebook e uma tela lateral aparecerá. Clique em “+ Adicionar Pixel”. Você precisará pegar o ID do pixel no Gerenciado de eventos do Facebook.
3 – Na Hotmart, insira o código de identificação do pixel e clique em continuar. Em seguida verifique as opções de eventos e clique em continuar novamente. Na última tela você tem opção de verificar o domínio da Hotmart em seu pixel.
4 – Pronto! Seu pixel configurado.
Facebook Pixel Helper: Como saber se o pixel foi configurado corretamente
Uma maneira rápida e fácil de verificar se o Pixel foi instalado em seu site por exemplo é utilizar uma extensão para o navegador Chrome: Facebook Pixel Helper. Ao instalar ela ficará na barra de tarefas do seu navegador e indicará ou não se tem pixel instalado e quantos pixels e eventos identificados. Veja a imagem abaixo.
Acompanhando o pixel
Após realizar a configuração do pixel você pode acompanhar as atividades que seu pixel captura. Pouco tempo após a instalação pode ser que você não consiga visualizar nenhum dado.
Caso seu pixel já tenha eventos capturados você verá um gráfico conforme a imagem abaixo ao acessar o gerenciador de eventos.
Nesta tela você consegue identificar por período os eventos que foram gerados em seu pixel e detalhes de cada evento. Por exemplo em PageView você consegue visualizar as urls das páginas que o evento ocorreu. Já eventos de InitiateCheckout e Purchase (compra) você consegue visualizar alguns parâmetros como por exemplo product_id, value, payment_type e etc.
Eventos personalizados com o Pixel do Facebook
Os eventos personalizados do Facebook são aqueles que você configura que são ações diferentes dos eventos padrões do Facebook e assim você pode utilizá-los para criar públicos personalizados e conversões personalizadas.
Os eventos personalizados devem ser configurados dentro do código do píxel instalado em suas páginas.
fbq('trackCustom', 'ShareDiscount', {promotion: 'share_discount_10%'});
Para mais informações acesse a documentação do Facebook.
Públicos personalizados através do pixel
Com o pixel registrando eventos em seu site é possível utilizar os dados coletados para criar públicos personalizados com base em cada evento e assim incrementar sua estratégia de de tráfego pago.
Vamos ver seguir como criar público personalizado com eventos do pixel.
1 – Acesse a página de públicos no gerenciador de anúncios, clique em criar público, selecione público personalizado e depois selecione a fonte “Site”;
2 – Na próxima tela você poderá selecionar o pixel desejado, o evento para segmentar e o período de retenção. Com base nos critérios selecionados é permitido refinar o público com alguns parâmetros. A retenção máxima para públicos personalizados de pixel é 180 dias.
Exemplos de públicos personalizados
PageView: Permite criar público com pessoas que visitaram todas as páginas, paginas especificas ou por tempo gasto no site.
InitiateCheckout: Permite criar público de pessoas que iniciaram o checkout em seu site. Para este evento é possível refinar por alguns parâmetros: url, frequência que o evento ocorreu e etc.
Compra: Permite criar público de pessoas que realizaram compra no site. Para este evento é possível segmentar com parâmetros como: Product_id, value, payment_type e etc;
Como fazer a verificação do domínio no Facebook Ads
Confira os passos para verificar seu domínio com no gerenciador de negócios do Facebook Ads.
Acesse as configurações de negócio do gerenciador de anúncios do Facebook Ads, procure pelo menu Segurança de marca > Domínios. Conforme a imagem abaixo.
Na tela de domínios, clique no botão adicionar e insira seu domínio no campo que irá se abrir. É importante lembrar que você não insira https ou https. Apenas nomedoseusite.com.br por exemplo. Confira a imagem a seguir.
Após adicionar seu domínio é preciso verifica-lo e para isso temos 3 opções:
Adicionar uma metatag ao seu código html : Nessa opção você precisa adicionar um tag html fornecida pelo Facebook no cabeçalho do seu site html dentro das tags <head></head>, conforme a etapa de configuração do pixel.
Carregar arquivo HTML no diretório raiz do seu site: Baixe um arquivo fornecido pelo Facebook e faça o upload para sua hospedagem junto aos arquivos do seu site.
Atualize o registro TXT do DNS com seu registrador de domínio: Aqui você pode adicionar um registro do Facebook em seu provedor do domínio para fazer a verificação.
Selecione a opção que fique mais confortável para você e inicie a verificação. O Facebook informa que este processo pode levar até 72 horas, mas nas verificações que fizemos aqui é aconteceu quase instantaneamente.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu sobre o que é o pixel do Facebook, como ele funciona e as formas de configurá-lo em seu site e plataformas de terceiros.
Para completar você também viu sobre como utilizar o pixel para criar públicos personalizados para utilizar em seus anúncios.