Para os iniciantes no tráfego pago pelo Facebook uma das principais dúvidas é de como criar campanha de vendas no Facebook ADS. Se você tem essa dúvida leia o conteúdo até o final e veja como criamos nossas campanhas de vendas.
Vamos lá?!
Tabela de conteúdos (Índice)
Entenda a Estrutura das campanha do Facebook
Antes de começar a criar a campanha você precisa entender como é a definida as estruturas dentro do gerenciador de anúncios. Uma campanha é composta de 3 partes: Campanha, Conjuntos de anúncios e anúncios.
Uma campanha pode conter vários conjuntos e cada conjunto pode conter vários anúncios. Entenda verificando o esquema abaixo.
Campanha
É onde você determina o objetivo da campanha e a otimização de orçamento que será utilizada. As opções de otimização serão explicadas abaixo:
- CBO: você define o orçamento na campanha e o Facebook irá distribuir automaticamente o valor para os conjuntos de anúncio internos a esta campanha com base nos resultados de cada conjunto de anuncio.
- ABO: Você define o orçamento individualmente em cada conjunto de anúncios.
Para quem está começando, o ideal é utilizar a otimização CBO, mas é importante não misturar público frio com público quente. Recomendamos que você crie campanhas separadas para cada tipo de públicos (quente e frios).
O orçamento mínimo para cada conjunto de anúncios é 1 dólar.
Conjuntos de anúncios
O conjunto de anúncios é onde você define o público e posicionamentos de onde o anuncio irá veicular.
Os públicos podem ser personalizados que você criou, públicos baseados em interesses e dados geográficos.
A dica é deixar o conjunto de anúncios com públicos mais específicos do que abrangentes e criar novos conjuntos para cada públicos de anuncio. Isso irá permite identificar qual público tem mais resultados. Faça isso conforme seu orçamento permitir.
Sempre que precisar criar um novo conjunto de anúncios e utilizar os mesmo anúncios utilize a opção de duplicar o conjunto de anuncio e fazer as alterações de público e posicionamentos que desejar.
Lembre-se de fazer a exclusão de públicos também dentro do conjunto de anúncios. Exemplo: Se você utilizar um público de visitantes do site exclua o público dos compradores. Assim não parecerá anúncios para os compradores.
Dentro de uma campanha pode ser criados vários conjuntos de anúncios.
Os posicionamentos são os locais dentro das plataformas do Facebook que podem ser veiculados os anúncios. Os mais comuns são Feed do Facebook e Instagram, e também stories.
É possível deixar os posicionamentos na opção automática para exibir em todos e depois identificar os que apresentam melhores resultados.
Anúncio
O anúncio é o local onde você insere e personaliza a que vai aparecer para os usuários. Nele você insere vídeos, imagens, textos e link para cada posicionamento selecionado.
É possível criar um anuncio totalmente do zero ou utilizar uma publicação existente do seu Facebook ou Instagram.
Criando campanha de vendas no Facebook ADS em 3 Passos
Siga os passos abaixo para criar sua campanha de vendas. Se você for afiliado por exemplo pode utilizar para divulgar infoprodutos da Hotmart.
Passo 1: Criar campanha de vendas no Facebook ADS
Selecione o objetivo de conversão. As conversões são eventos que representam ações valiosas e o Facebook consegue identificar pessoas com maior probabilidade de comprar oque você está anunciando.
Defina a se você irá ativar otimização do orçamento(CBO), neste caso você definirá o orçamento que será utilizado e o Facebook vai fazer a distribuição do valor entre os conjuntos de anúncios que você irá criar a seguir de acordo com os resultados atingidos de cada 1.
Passo 2: Criando Conjunto de anúncio
Selecione o Pixel relacionado ao produto que você está divulgando.
Agora selecione o Evento de conversão, que neste caso é o de compra. Lembrando que o Facebook precisa de 50 eventos por semana para otimizar seu pixel.
Configure agora o orçamento e o período de veiculação para este conjunto de anuncio caso não tenha ativado a otimização no passo anterior. Você pode selecionar um orçamento diário a ser gastos. Pode ser também configurado o período que será veiculado. Lembrando que o valor mínimo a ser configurado por dia é de 1 dólar.
Agora defina o público para o qual será veiculado os anúncios deste conjunto de anúncio. Você pode configurar públicos baseados em interesses, comportamentos, dados demográficos e públicos personalizados.
Veja na imagem abaixo como configurar um público baseado em localização, idade, gêneros, comportamentos, interesses e dados demográficos.
Lembre-se de configurar conforme os dados da persona do produto. Esse é um ponto muito importante.
Como mencionado acima você também pode anunciar para públicos personalizados e lookalikes. Confira na imagem abaixo:
Selecione os públicos com base na sua estratégia e persona do produto que você ira anunciar.
A opção “Expansão do direcionamento detalhado” permite encontrar mais pessoas que irão te ajudar atingir mais resultados e/ou resultados mais baratos com base no direcionamento detalhado. Você pode testar conjuntos de anuncio com ou sem a expansão e identificar o que funcionar melhor.
Agora você precisará definir os Posicionamentos que são os locais onde seu anúncio irá aparecer dentro do Facebook, Instagram e parceiros. Utilize os posicionamentos automáticos para depois identificar quais irá gerar mais resultados e assim você otimizar sua campanha com base no posicionamento.
Geralmente os posicionamentos Feed e Stories do Instagram e Facebook são os mais usados e que apresentam resultados satisfatórios.
Quando todas as informações do conjunto de anúncio estiverem preenchidas clique em avançar para iniciar a criação dos anúncios.
Passo 3: Criar Anúncio
Para iniciar o seu anuncio você precisará selecionar sua página e perfil do Instagram onde serão veiculados os anúncios.
Logo após você precisará configurar a parte visual do seu anúncio. Você pode:
Criar anuncio: Onde é possível enviar imagens e vídeos diretamente do seu computador.
Usar publicação existente: É possível selecionar uma publicação que você publicou no Facebook ou Instagram.
Usar modelo da central de criativos: uma ferramenta de colaboração para ajudar sua equipe a modelar anúncios do Facebook e do Instagram que são bem exibidos em todas as plataformas móveis e desktop
A parte visual do seu anuncio pode ser personalizada de acordo com cada posicionamento que será utilizado. Isso é importante porque imagens de feed por exemplo são quadradas e as de instagram são retangulares. É importante que seu anuncio aparece corretamente em cada posicionamento.
Para finalizar é preciso inserir as informações do criativo. Preencha o texto principal com uma boa Copy que chame a atenção das pessoas e faça com que ela tome a ação de acessar o link e consequentemente realize a compra.
Preencha também o título descrição e o link que não pode faltar. Você poderá visualizar como o anuncio ficará através da prévia. Confira a imagem abaixo e identifique os campos.
Pronto, preenchendo todas as informações você poderá publicar seu anúncio para que ele comece a veicular e gerar vendas na internet.
Sua campanha vai entrar em análise e depois irá começar a veicular. Em contas novas geralmente demoram um tempo maior para aprovar.
Espero que tenha te ajudado a criar sua campanha de vendas no Facebook ADS. Boas vendas!!